Viva a Missão!

O dia mundial das Missões oferece aos batizados duas vacinas extraordinárias para ter bom êxito na missão: a oração e a partilha.

A missão nos chama a ser sinais de fé, amor e esperança, por isso Oremos ao Espírito Santo para que nos dê novas forças para continuar nosso testemunho em todos os momentos e lugares, juntos em comunidades cristãs vivas, continuaremos a missão de proclamar o que vimos e ouvimos, nós o anunciamos a vocês! (1 Jo 1,3).

“Unidos, a missão no chama a ser sinais de Amor, fé e esperança”.

“Jesus Cristo é missão. Não podemos deixar de falar sobre o quê vimos e ouvimos” (Ar 4, 20).

Jesus em seu trabalho missionário, percorre a região da Galileia, fazendo-se presente nos lugares mais simples e afastados. Vai as aldeias, os pequenos povoados, as cidades do lago. Visita as comunidades em todos os cantos e lugares. Escolhe residir em Cafarnaum, uma cidade pesqueira, à beira do mar da Galileia, o que facilita seu trabalho de pregação da proposta do reino de Deus. Jesus conversa, anuncia, chama, convoca a todos. O povo surge de todos os lugares para vê-lo e escutá-lo. Jesus transmite seus ensinamentos por que fala da vida e de seus problemas.

“Quando experimentamos a força do amor de Deus, quando reconhecemos a sua presença de Pai na nossa vida pessoal e comunitária não podemos deixar de anunciar e partilhar o que vimos e ouvimos”. (Papa Francisco)

Neste tempo de pandemia é importante aumentar e alargar os nossos círculos e chegar aqueles que não se sentiriam como parte do nosso mundo de interesses, embora esteja perto de nós” (Fratelli Tutti n. 97)

Somos chamados a caminhar juntos. Lembra Santa Dulce dos pobres: “Sozinho eu vou mais rápido, juntos eu vou mais longe”.

Vamos como discípulos e missionários compartilhar a alegria do evangelho, revalorizando a dimensão comunitária da missão, a ser assumida como igreja, na igreja e com a igreja.

“A missão é sempre tarefa eclesial, de cunho comunitário”.

Ide, caracteriza o mandato missionário e envia os discípulos, leigos e leigos para evangelizar caminhando juntos no discipulado e na missão, participando ativamente da vida da igreja.

O mês de Outubro, mês onde recordamos a importância das missões foi também o mês do Rosário. Somos convidados a olhar para aquela que chamamos como “Mãe de Deus e Nossa, concebida sem pecado, a Senhora Aparecida. Com ela queremos frequentar a escola de Maria para ver Cristo”.

A missão é o Rosto que a Igreja precisa recuperar, e a ir aonde o Evangelho não chegou e Sair em direção aos afastados e excluídos. Em direção as periferias humanas (EG 46)

“Uma igreja acidentada, ferida e alameada por ter saído pelas estradas, a uma igreja em enferma pelo fechamento e a comodidade de se agarrar as próprias seguranças” (EG 49)

Vamos abraçar a caminhada do Amor e da Humildade e Confiança como Santa Teresinha do menino Jesus e continuar rezando pelos missionários e missionárias.

Viva a missão!

Nossa Senhora Aparecida rogai por nós

Santa Terezinha do menino Jesus rogai por nós

São Francisco Xavier rogai por nós

São João Paulo segundo rogai por nós

Fraternalmente Saudações e Bençãos!

Padre Flávio Melchior Tartari