Dia Nacional da Juventude 2023

No último domingo, 29 de Outubro, aconteceu na linha 16 em Teixeirópolis o Dia Nacional da Juventude, na comunidade Nossa Senhora Auxiliadora, com o lema “E todos ficaram saciados” (Lucas 9,17).

O DNJ tem um caráter missionário e é um convite do Senhor para que possamos caminhar junto dEle e sermos enviados para amar como Ele ama. É dia de celebrar a vida da nossa juventude, suas lutas e alegrias, celebrar a unidade entre as diferentes expressões juvenis e a alegria de ser um/uma jovem Cristã/o.

Neste ano, a Pastoral Juvenil propôs, através do tema, aprofundar um pouco mais a questão da fome, em sintonia com a Campanha da Fraternidade de 2023, ressaltando o nosso compromisso em seguir o Jesus que saciava as multidões com o pão da palavra e da Eucaristia, aquele que alimenta o Corpo e o Espírito, e nos levar a refletir: “como a partir de agora podemos ir ao encontro daqueles que tem fome e pressa?’ fome de comida, fome de justiça, fome de fé, de amizade e de boas companhias.

A organização do evento foi realizada pela Pastoral da Juventude em comunhão com a Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Também, foi contada a contribuição de Comunidades, Pjoteiros e Pjoteiras que já passaram pela pastoral e continuam apoiando, motivando e ajudando a juventude.

Estiveram presentes diversos jovens da zona rural e urbana, de Ouro Preto do Oeste e Teixeirópolis, que participam das comunidades: Santíssima Trindade, São Mateus, Nossa Senhora de Guadalupe, São José Operário, Nossa Senhora Auxiliadora, Nossa Senhora da Guia, Santo Isidoro, Santo Agostinho, Santa Clara, São Judas Tadeu, São Jorge, São Benedito, Santo Antônio, São Domingo Gusmão, Setor São Silvestre, Santa Terezinha, Nossa Senhora de Lourdes, Nossa Senhora Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora Assunta, Nossa Senhora da Piedade e São João Paulo II.

A animação do dia foi por conta da espetacular banda Pjoteira de nossa cidade, composta pelas vocalistas Tânia e Vanuza, bateirista Marco, no violão Edinho e tecladista Amanda.

Também estiveram presentes no evento, contribuindo com os momentos de reflexão e animação: Irmã Regina Marista, que acompanha Equipe Referencial da Pastoral da Juventude na diocese, e Érica, que faz parte da coordenação da ER.

Foi um dia muito divertido, com músicas, brincadeiras, partilhas e reflexões. O DNJ ressalta o compromisso para que todos os jovens possam ir ao encontro daqueles que mais precisam, especialmente os mais empobrecidos e esquecidos de nossa sociedade e comunidade, caminhando junto com a Santa Igreja e o Papa Francisco, levando a Boa Nova do Evangelho com alegria e coragem!

Texto: Ana Claudia – Coodernadora Paroquial da Pastoral da Juventude de Ouro Preto do Oeste.

Pascom – Pastoral da Comunicação.