Comunidade Bom Jesus

História da Comunidade

A Comunidade Bom Jesus fica situada na Linha 634, linha esta pertencente ao município de Jaru-RO, porém a comunidade pertence a Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Ouro Preto do Oeste – R.

A Comunidade Bom Jesus nasceu da união das famílias que residiam na Linha 634 nos anos de 1975 aproximadamente. A família Rigo, participava da comunidade Bom Jesus da Lapa, em Nova Venécia – ES. Esta família, como tantas outras, em busca de uma vida melhor, resolveram partir para Rondônia e no dia 03 de Dezembro de 1974 a Comunidade Bom Jesus da Lapa de Nova Venécia realiza uma Missa de despedida para a família Rigo que estavam de mudança para Rondônia. Nesta Missa a família foi presenteada com uma Imagem Réplica do Padroeiro daquela Comunidade, para que pudessem formar aqui em Rondônia outra Comunidade.

A imagem de Bom Jesus ficou por algum tempo guardada dentro de uma mala, na casa da família. Ás vezes era levada para alguns encontros e depois era guardada novamente.

No dia 14 de Janeiro de 1976, foi celebrada a primeira missa em uma barraquinho improvisado, próximo de onde hoje é a comunidade. A Santa Missa foi celebrada pelo Padre Camaione, sendo escolhido como Padroeiro da Comunidade Bom Jesus.

Muitas famílias foram e continuam sendo importantes para a existência desta comunidade. As famílias: Pedro Rigo, Merêncio Antonio Coelho, Valdomiro Silva, Mateus Monari, Mauro Borges, Juquinha, Napoleão Puttin, Carlos Américo Steen, Luiz Minis, José Rosa Oliveira, José Messias, Alvino Borges, Josias Muniz, Anésio Vaz, Cloves, Irine, Frederico, dona Aninha, Claudiomar de Jesus, Zezão e Nena, dona Luiza, Maria D’ Ajuda, Messias e Edgar. Depois do primeiro ano a comunidade contou com mais famílias: ArgeuSteen, Antonio Luiz Ovani, Benvido Pereira, Domingos Francisco Chagas, dona Anísia, João dos Anjos, Francisco Paulo e Erçy da Fonseca, etc. Algumas destas pessoas já partiram desta Vida, outras se mudaram ou foram para outra cidade ou comunidade, e tantas outras que já passaram pela comunidade.

As Famílias que participam da Comunidade Bom Jesus hoje, com certeza são frutos  das sementes plantadas por estas pessoas.

O Padroeiro

A devoção ao Senhor Bom Jesus possui suas raízes em Portugal, de onde foi levada aos países de colonização portuguesa, como Brasil, Angola e Açores. Sob essa invocação, venera-se a imagem de Jesus Cristo, especialmente em diferentes episódios de sua Paixão. Trata-se de uma prática religiosa muito antiga, que participa da memória de diferentes localidades, de todos os estados do Brasil. Os primeiros vestígios do culto ao nosso Senhor Bom Jesus, no Brasil, remonta o século XVII, se organizando junto com os primeiros lugarejos que se tornaram cidades importantes. A imagem venerada na Basílica do Senhor Bom Jesus, na cidade paulista de Tremembé, é certamente a mais antiga de que se tem conhecimento no Brasil. Ela foi benta pelo vigário da igreja de Nossa Senhora da Conceição em 1663, mais de 50 anos antes de ser encontrada no Rio Paraíba a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Além disso, é uma das mais piedosas e de maior valor artístico. A imagem é apresentado nesta cena, de pé, flagelado, coroado de espinhos, coberto com o manto púrpura e trazendo nas mãos um pedaço de cana verde, simbolizando o seu cetro. Existem, porém, outras representações relacionadas aos sofrimentos e à Paixão do Senhor, como o Bom Jesus da Coluna (atado à coluna da flagelação), o Bom Jesus da Pedra Fria (ou da Paciência), sentado. Muito conhecida é a imagem do Bom Jesus dos Passos, levando a cruz. Há também as imagens do Bom Jesus do Horto, do Bom Jesus dos Aflitos (ou dos Pobres Aflitos), do Bom Jesus da Boa Morte, entre outras.

Oração do Padroeiro

Senhor Bom Jesus, meu divino amigo, amigo de todos, olhai por nós e dai-nos o pão de cada dia, ajudai aqueles que não têm trabalho e nem teto. Ajudai-nos a sermos firmes na fé e na esperança; defendei-nos dos perigos e do pecado; ajudai-nos a vencer as dificuldades que hoje vamos encontrar. Velai sobre minha família guiando-nos sempre pelo caminho que nos leva até vós. Perdoai-nos, Senhor, e abençoai os nossos desejos para o dia de amanhã. Senhor Bom Jesus, eu vos ofereço todo o meu dia, meu trabalho, minhas lutas, minhas alegrias e minhas dores. Concedei a mim e a toda minha família a vossa bênção e uma vida feliz. Bom Jesus, operário de Nazaré, abençoai a todos nós. Amém.

Fotos da Comunidade